sobre o clube

Como tudo começou



image

No dia 12 de janeiro de 1924, na residência do capitão Manoel João Batista, situada no Largo das Palmeiras, reuniram-se os desportistas Santos Lanzac Toha, José Ferreira Abdal, Gustavo Backstrom, Antonio Batista, Romano Turato, Manoel Garcia, João Cecílio, Atílio Rubbo, Guilherme Stêfane, Francisco Neves, João Christiano Luhmann, Manoel dos Santos Cecílio, Napoleão Conrado, Nero Pomeranzi e Antonio Martins, com o principal objetivo de tratar da fundação de uma sociedade esportiva e recreativa em São João da Boa Vista.

Nascia ali o Palmeiras Futebol Clube, que, conforme o estabelecido na reunião, cultivaria a preferência pelo futebol amador, além da participação de festas esportivas e proporcionar a seus futuros associados divertimentos recreativos em sua sede social, logo que esta fosse organizada. Como cores do uniforme do clube, ficou definido pelo preto e branco. A equipe alvinegra de São João da Boa Vista foi fundada em homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, da capital paulista, na qual se inspirou nas cores do escudo e do uniforme.

Foi então adquirido um terreno na Vila Manoel Cecílio, imediações da linha férrea e do Rio Jaguari, para a construção do campo de futebol. Ali, nas décadas de 30 e 40, o Palmeiras foi realizando suas partidas de futebol que, aos domingos, era ponto de encontro obrigatório dos aficionados do alvinegro.

Com o fortalecimento e consolidação do Palmeiras no cenário futebolístico sanjoanense, jogadores dos mais categorizados da cidade e região se interessaram em defender o clube, que passou a montar times inesquecíveis, especialmente a partir da década de 50. Desde 1998 que o clube está licenciado do futebol profissional. Realiza apenas torneios internos amadores. Atualmente dedica-se a outras atividades esportivas e dá ênfase a acontecimentos sociais em sua glamourosa sede.


image

Destaque no Futebol


Durante sua trajetória, o Palmeiras tornou-se uma das mais tradicionais e conhecidas agremiações do interior paulista, chegando a ter 30 participações no Campeonato Paulista de Futebol. Confira:


- Segunda Divisão (atual A2): 1967, 1971, 1973, 1975, 1976, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1991, 1992 e 1993.

- Terceira Divisão (atual A-3): 1956, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1977, 1978 e 1979.

- Quarta Divisão (atual Série B): 1994 e 1995.

- Quinta Divisão (atualmente extinta): 1998.

Cada Espaço

Conheça um pouco mais sobre cada espaço do clube, destinado a melhor atender cada sócio.

  • Sede Social
    Palecete de João Osório
    image
    João Baptista Scannapieco

    Presidente do "Arquivo Municipal Público e Histórico Matildes Rezende Lopes Salomão"e Professor de Geografia e História licenciado pela USP

    Não há visitante que não fique admirado com a beleza do palacete, situado na Avenida Dona Gertrudes, hoje sede do Palmeiras. O que encontrei, consultando jornais, revistas de épocas passadas e o que escreveram nossos historiadores, salvo alguns reparos, é o seguinte: O coronel João Osório de Andrade Oliveira era o proprietário do palacete, hoje sede social do Palmeiras Futebol Clube, que ficava, em sua origem, em meio a uma esplêndida chácara. Com a “quebra” da casa bancária do coronel João Osório, os seus bens foram arrecadados e, entre eles, a chácara e o palacete. O liquidante da massa falida foi o dr. Vicente de Carvalho, conhecido poeta parnasiano de Santos. O desmembramento do terreno e a venda desse invejável patrimônio foram entregues à firma de Ruy Fogaça, de São Paulo, sendo seu representante local e conhecedor das transações, em cartório, o dr. Emílio Lansac Toha.


    Veja a história completa
  • Estádio
    A inauguração do “Getúlio Vargas Filho”
    image
    Antonio Carlos N. Oliveira

    Jornalista

    Jogando desde a fundação, em 1924, num simples campo gramado localizado no final da rua Capitão José Alexandre, na Vila Manoel Cecílio, o Palmeiras Futebol Clube sentiu a necessidade, nos primeiros anos da década de 1950, da expansão do patrimônio, oferecendo aos seus atletas e visitantes, bem como aos torcedores sanjoanenses, um verdadeiro estádio. Com a fundamental colaboração de incansáveis diretores e muitos voluntários, financeiramente e na mão-de-obra, em 6 de março de 1955 foi realizado um grande sonho da comunidade alvinegra: a inauguração do que foi batizado Estádio “Getúlio Vargas Filho” – homenagem ao filho do então presidente Getúlio Vargas, que também disponibilizou verba para as obras através do desportista Chaffit Nicolau. Além do gramado, vistosos portões de entrada, monumentais para a época, cabines para a imprensa, o primeiro lance de arquibancadas, que depois se tornariam as gerais, pela construção subsequente das cobertas, alambrado e vestiários.

    Veja a história completa
  • Clube de Campo
    Esporte e lazer junto à natureza
    image

    O Clube de Campo do Palmeiras está localizado na Estrada Municipal Pedra Branca, nº 320 – antigo Vale Verde – e conta com uma grande estrutura. São 23 mil metros quadrados em meio a natureza, onde o associado pode se divertir com seus amigos e familiares. O local conta com piscina, lago para pesca esportiva, quadras de areia, campo de futebol, playground, restaurante, salões de festas, quiosques com churrasqueiras e outros atrativos. O espaço foi aberto para visitação em agosto de 2017 e já se transformou no mais novo “point” de São João da Boa Vista. Além de sediar diversas atividades esportivas e recreativas, o local também tem abrigado eventos, como happy hour com música ao vivo, rodas de samba e até mesmo sendo ponto de chegada para atividades como a Caminhada da Lua Cheia e o Pedal Rotary, por exemplo. Com isto, o Palmeiras F. C. passa a oferecer uma estrutura completa, contando com sua sede social (com academia, piscinas, quadras de jogos, salas para demais atividades e demais espaços), o Estádio “Getúlio Vargas Filho” e, agora, seu próprio clube de campo. Vale destacar que todos os sócios podem desfrutar destes espaços e das atividades neles desenvolvidas.

    Veja a história completa

História do Clube

Abaixo, segue a história do Clube, contada através de uma linha do tempo, contendo os principais fatos.

Nossa Estrutura

Ainda, sobre as nossas estruturas.
Oferecemos aos nossos sócios toda a estrutura da nossa sede social, o campo do Palmeiras e o Clube de Campo.

  • Sede Social

    A Sede Social, localizada na principal avenida do Centro da cidade oferece uma ampla estrutura e, ainda muita comodidade e facilidade de acesso.


    Mais informações

  • Estádio

    Nosso estádio completou Bodas de Ouro, em 2005, mas o tempo não o fez perder a magestade, ele segue com seu gramado vivo e pronto para relembrar seus dias de glória.


    Mais informações

  • Clube de Campo

    A mais nova aquisição, o nosso Clube de Campo oferece uma ampla estrutura e belas paisagens. Um excelente opção para festas de casamento, aniversário, etc., para nossos sócio usufruirem.


    Mais informações